segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dicas para as mamães: Alimentação complementar!









Manter aleitamento materno exclusivo até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

Quando começar a introduzir novos alimentos?


A partir de 6 meses de idade, o aleitamento materno deve ser mantido, porém não exclusivo. A partir desta idade, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

O que oferecer?

Iniciar oferecendo papas de frutas (purês, raspadinhas ou amassadas). De preferência iniciar com 1 fruta de cada vez, a cada 3 dias. Iniciar com ½ fruta pequena.
Frutas: Banana, abacate, maçã, mamão, pêra, laranja ou goiaba.

Após introduzir as papas de frutas, oferecer papas salgados (sopa, purês ou amassadas), no horário do almoço. Depois de uma semana, oferecer a papa salgada também no jantar.
Esta papa deve conter: 1 cereal + 1 vegetal + 1 carne + 1 grão

Por exemplo: Batata + Cenoura + Carne bovina + Ervilha in natura

Sugestão de preparo?

Numa panela pequena, aquecer o óleo (1 colher sobremesa) e refogar rapidamente a cebola (1 colher sobremesa) e a carne (2 colheres sopa). Acrescentar o cereal, o vegetal picados, e 1 copo de água (250 ml). Colocar tampa. Deixar cozinhar até que os ingredientes estejam macios e quase sem água. Não liquidificar, somente amassar bem. Iniciar com porção pequena (100 ml).

Quais alimentos oferecer?

CEREAIS E TUBÉRCULOS: arroz, aipim, batata-doce, batata, cará, milho ou fubá. Precaução com macarrão e farinhas de trigo, observando possíveis reações alérgicas.
GRÃOS: feijões, lentilhas, ervilha seca, soja e grão-de-bico (Estes, devem ser oferecidos somente a partir de 10 meses de idade).
HORTALIÇAS: folhas verdes, abóbora, beterraba, quiabo, cenoura, chuchu, abobrinha ou brócolis.
FRUTAS: laranja, banana, abacate, mamão, melancia, manga, maçã, pêra, maracujá ou goiaba.
CARNES: boi, peixe ou aves.
ÓLEOS: óleo de soja, milho ou canola.
SUCOS: sucos naturais de frutas em geral, evitando o morango antes do 1° ano de vida. Em média 40 – 50 ml após o almoço e após o jantar.

Importante

· Os alimentos devem ser oferecidos, inicialmente, em forma de purê, passando para pequenos pedaços e, após os 12 meses, na mesma consistência dos alimentos consumidos pela família;

· A alimentação complementar deve ser oferecida sem forçar e sempre respeitando os horários de refeição da família;

· Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia, estimulando o consumo de frutas, verduras e legumes;

· Nos 1° anos de vida da criança, usar sal com moderação e evitar açúcar, café, enlatados, frituras, chocolates, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas;

· Para que a criança doente alimente-se melhor, é importante sentar-se ao lado dela na hora da refeição e ser mais flexível com horários e regras.


Paula Rohrbarch Batista - nutricionista - CRN8 6008

Nenhum comentário:

Postar um comentário