segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Perdoar


“Então Jesus disse: Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo.” Lucas 23:34

Para que se cumprisse os propósito de Deus, com Jesus aqui na terra, chegou o momento de Ele ser crucificado. Porém, o Filho de Deus, o Santo, o Rei da Glória, o Todo-Poderoso, o Cordeiro Santo de Deus, foi zombado. Além de não crerem nEle, as pessoas zombavam dEle.

Alguma semelhança com os dias de hoje? Toda semana, tem uma reportagem polêmica, de alguém que se diz ateu, zombando dos que tem FÉ em Deus. Blasfêmias. Mentiras contra a vida e caminhada de Jesus. Palavras ofensivas.
Quantos cristãos já ouviram palavras ofensivas sobre a sua fé? Já discutiram ou tiveram que se conter para não haver uma briga, quando ouve algo ofensivo contra Deus? Dói né?

Fortes acusações. Mais mentiras. Não havia o que se acusar em Jesus. O Deus da Glória é Perfeito! Se Jesus, sendo Perfeito, recebeu fortes acusações, quem dirá nós, pecadores? Essas acusações contra Jesus, as chicotadas, os cravos nas mãos, a dor, a tristeza, NADA, NADA foi capaz de mudar a maneira dEle pensar ou agir.
Jesus poderia ter se salvado ali, como muitos diziam para Ele fazer. Mas aí seria inválido todo o plano dEle aqui na terra. Se não houver o que perdoar, não se pode provar o AMOR! E aquele que é infinito no amor, enquanto estava sendo pregado na cruz, pediu a Deus que perdoassem aquelas pessoas. Não se pode comparar amor como esse!

Quando falamos que Jesus morreu por mim, por você, falamos que Ele morreu por aqueles malfeitores também. Perdão! Foi este o maior objetivo de Jesus aqui na terra. Perdoar os nossos pecados.

Todo aquele que pecasse contra Deus, era condenado a morte. Mas um dia, o REI DA GLÓRIA, desceu do Seu trono e disse: “Deixa que eu morro por eles”!!! Aleluia!!!
E com a sua morte, Ele perdoa todos os que se arrependem dos seus maus caminhos e reconhecem que Ele é o Filho de Deus, o único Salvador!

Perdão, na dimensão vertical significa, ato pelo qual Deus, por causa do seu amor e da sua misericórdia (Mq 7:18) remove o castigo que resulta de pecado cometido. Esse castigo foi sofrido na cruz por Jesus, com quem a pessoa perdoada está unida pela fé.

Creia que Jesus perdoa os teus pecados meu irmão. Não foi a toa que ele sofreu por nós. Mas reconheça o sacrifício de Jesus por nós. Declare isso a Ele. E se queremos realmente herdar a vida eterna com Jesus, depois de reconhecê-lo, é preciso seguí-lo. E isso implica a agir como Jesus agiu e age. Se o FILHO PODEROSO DO DEUS ALTÍSSIMO, perdoa os Seus ofensores, quem somos nós para não perdoar os nossos?

Perdoar, na dimensão horizontal, SIGNIFICA ato de afastar ressentimento e desejo de vingança em relação ao ofensor. Para que o perdão seja completo, o ofensor deve declarar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida, se for o caso (LC 17:3)
Se perdôo, logo, também, sou perdoado. Todavia, se não sou capaz de perdoar, como deverei ser perdoado? (Mt 6:14-15)
MT 7:12 diz "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.” Se você quer ser perdoado, perdoe também! Não deixe com que os gafanhotos devorem o teu coração. Há gafanhotos que invadem nossos corações, e se deixarmos, vão destruindo com a gente.

Deus quer curar o teu coração, mas precisa de uma decisão tua. Jesus nos fala em Mt 23:25, sobre os fariseus que lavam o copo apenas por fora, mas que por dentro estão cheios de coisas, sujos. Há muitos cristãos por fora. Sim por fora é cristão. Mas por dentro, está cheio de feridas purulentas, cheio de entulhos no coração. De que adianta eu usar roupa de crente, vir a igreja, usar vocabulário de crente, se dentro de mim há muitas questões mal resolvidas?

Deus olha o nosso interior. Esta casca aqui de fora, não importa muito. O que importa é o nosso interior.

Mateus 5:44, 45 diz “Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu.” Orem pelos teus inimigos, para que VOCÊS SE TORNEM FILHOS DO PAI! Jesus amou os seus inimigos. Jesus ama, mesmo aqueles que blasfemam contra Ele.
Se queremos ser como Jesus, se queremos receber vitórias, é preciso liberar perdão. Aquele que retêm o perdão, prejudica a sua própria vida e a vida da outra pessoa.

Jesus disse em Mt 9:13 “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Jesus quer que amemos uns aos outros, caso contrário, é inútil nossos sacrifícios. Deus nos diz “Vasos iguais” Rm 2:11. Ninguém é melhor do que ninguém, então você não precisa achar que só você está certo. Somos todos vasos iguais diante de Deus, por isso, não podemos ser soberbos, orgulhosos, não aceitando o pedido de perdão e também não oferecendo perdão. É Deus quem justifica!

Então, a tua tarefa é perdoar, e deixar com que Deus faça a obra sobre a vida daquela pessoa.

Mas irmãos, perdoar é diferente de desculpar. Desculpas, é um tapeação da mágoa, um “tudo bem”... Mas o perdão tem que vir do coração, o perdão apaga as feridas. Jesus diz que “dos teus pecados eu não me lembrarei mais” Os que se arrependem, Ele perdoa e esquece dos nossos pecados do passado. Assim deve ser em nossos corações, perdoe e esqueça. Não adiante você perdoar e a cada instante ficar lembrando da situação.

Sabe como podemos saber se uma situação precisa de perdão? Se cada vez que você lembra da situação, ou da pessoa, você chora, sente raiva, então esta ferida ainda está inflamada. Quando o perdão vem do coração, você pode até lembrar do ocorrido, mas aquilo não te incomoda mais.

Amados, meu pai nunca lembrava do meu aniversário, sempre me ligava uma ou duas semana depois, pedindo desculpas pelo esquecimento. E eu fui alimentando uma mágoa no meu coração. E muitas vezes, encontrava uns gafanhotos pelo caminho, que ajudavam a alimentar esta mágoa.
Irmãos, foi preciso eu me converter, para que Deus me fizesse lembrar, que a mais de 30 anos atrás, ele fez uma cirurgia no coração. E esta cirurgia lhe causou algumas seqüelas, das quais, umas delas é o esquecimento, memória fraca. E foi então, que Deus me fez perceber que não era propositalmente que ele esquecia, nem por falta de amor, ou desprezo, e sim, inconscientemente. E Deus me fez ver, que ele sofria, e sofre até hoje, tanto quanto eu, com aquela situação. Pois ele chora, e se sente péssimo, cada ano que ele esquece. Hoje, eu posso dizer que esta ferida não me incomoda mais, ele pode até esquecer, mas eu sei que dali uns 2 dias Deus faz ele lembrar e ele então me liga. Parece uma coisa boba, mas era uma pedra de tropeço na minha vida.

A mágoa, muitas das vezes, se torna pedra de tropeço na tua vida, pois se temos mágoas, logo, pensamos mal sobre aquela pessoa, julgamos, falamos mal, e logo cresce em nós o sentimento de vingança. E aí, como fica? O Deus que tudo vê, que tudo sabe, sabe desta tua ferida aí no coração, sabe de todos os teus pensamentos. E aí? Como haverá espaço para Ele no teu coração cheio entulhos.

Perdo!

Muitas vezes, há coisas que ficaram lá para trás, e você precisa perdoar. Aquela pessoa que você brigou faz muito tempo, e nunca mais falou com ela – VOCÊ PRECISA RESOLVER ESTA SITUAÇÃO. Aquela situação de injustiça, na escola, no trabalho, - VOCÊ PRECISA TIRAR ISTO DO TEU CORAÇÃO, ATRAVÉS DO PERDÃO. Quem sabe, alguém sofreu abusos, é difícil, eu sei, MAS SE PERDOAR, VOCÊ SERÁ LIVRE DESTE TRAUMA. Teu pai, tua mãe, irmãos, amigos, parentes, seja quem for, PERDOE! Não acumule isso dentro de você.

Em Lc 17:3-4 Jesus nos diz que devemos perdoar sempre, não importa quantas vezes for preciso por dia.

Certa vez, minha “melhor amiga” na adolescência, (amiga de dormir uma na casa da outras, de emprestar roupas, de sair juntas, de se ver todos dos dias, desde criança), pegou um dinheiro da minha carteira. E eu custei a aceitar que ela tinha feito isso. Minha família tinha viajado, e eu tinha apenas aquele dinheiro para passar a semana. E ela vendo o meu desespero, chegou a me oferecer dinheiro do pai dela emprestado... Algum tempo depois, descobri que tinha sido ela. Irmãos, aquilo me incomodou muito, por muito tempo. Nós então não nos falávamos. Ela casou, até fui no casamento dela, mas aquela mágoa ficou no meu coração por muitos anos. Até um dia, depois de convertida, que Deus me fez lembrar que eu precisava liberar perdão para ela. Mas ela já não morava mais em Curitiba. Aí, mandei um e-mail, expressando tudo o que eu senti e sentia sobre aquela situação, contei o que Deus me cobrou e disse a ela que a perdoava. Uffa, parecia que tinha tirado um peso das minhas costas. Para ela, foi um dia muito feliz. Depois disto, pudemos voltar a conversar melhor. Tive a oportunidade de apresentar Jesus a ela. Trazê-la nos cultos várias vezes, e posso dizer com muita alegria (não soberba) que toda vez que ela precisa, ela me procura para orar pela vida dela. Isso me deixa feliz, pois pudemos superar aquela situação, e o fato dela querer as minhas orações, me prova a confiança dela comigo, pois mesmo longe, mesmo com pouco contato, o amor de uma pela outra continua o mesmo.

E se eu não tivesse perdoado? Se tivesse deixado o orgulho falar mais alto.

Constantemente me deparo com situações que exigem misericórdia, e perdão. Acusações sem causa, injustiças, ofensas. Mas o inimigo pensa que vai me encher de mágoas e rancor novamente, não vai não, pois todos os dias eu apresento a Deus uma listinha de situações de perdão. Perdôo, e entrego nas mãos do Senhor, pois sei que Deus fará uma mudança na vida destas pessoas.

Não devemos ignorar os fracos na fé, e sim, pedir a Deus que os ajude. E também não estou dizendo que não preciso de perdão, preciso sim. Muitas vezes, causamos feridas nos corações das pessoas, sem perceber... e para isso precisamos pedir a Deus que nos faça lembrar de tudo o que precisamos nos concertar. Devemos todos os dias pedir perdão a Deus pelos nossos pecados

Amados, Deus quer trabalhar o perdão em nossos corações! Apresente diante de Deus tudo aquilo te incomoda aí no teu coração. Ore, peça ao Espírito Santo que lhe mostre todas as feridas do teu coração, para que Deus te ajude a liberar perdão.

Teus familiares, autoridades, amigos, irmãos da Igreja, não importa o que aconteceu, perdoe, pois Deus quer abençoar a tua vida!


Deus enviou Jesus, para morrer por nós, e por Seu sangue, nos perdoar de todo o pecado. Amado, não importa o que você tenha feito de errado, se em teu coração, você se arrepender (DE CORAÇÃO) e se humilhar na presença de JESUS, Ele é FIEL e JUSTO para te perdoar. Então não peques mais, caminhe com JESUS e receba a VIDA ETERNA!!!! Declare a Jesus que só Ele SALVA, que só ELE LIBERTA E TE LEVA PARA PERTO DO PAI, COM A VIDA ETERNA!!! CREIA E SERÁS SALVO!!!!

2 comentários:

  1. Gostaria muito de obter um perdão de Jeová e Jesus Cristo pelos meus pecados passados de uma
    forma imediata e libertadora. Assim poderei ser abençoado: Preciso receber R$1.000,00 do meu salá-
    -rio da Marinha do Brasil sem ter nenhum desconto do Banco do Brasil, por uma questão de necessidade
    entre mim e minha família. Por favor, meu Deus,
    abençoe-me neste propósito para honra e glória do Teu próprio nome. Obrigado e amém. Carlson Ripoll.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Carlson Ripoll!
    A partir do momento que você se arrepender e pedir perdão dos seus pecados, o Senhor é fiel e justo para te pedoar! Então, creia que o Senhor agirá sim na tua causa. É importante que você já tenha reconhecido Jesus como Único Senhor e Salvador da tua vida, você já fez isso? Se já fez, apenas confie agora que Deus está trabalhando em teu favor, se ainda não fez, precisa fazer o mais rápido possível, neste caso, entre em contato comigo que eu te ajudo, ok?
    Estarei orando por você!

    Deus te abençoe grandemente, em nome de Jesus!

    Abs

    ResponderExcluir